Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, abril 20, 2006

A Igreja do Carmo - Campos - RJ

Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Campos - RJ - Brasil


Aqui se reunem os Irmãos e Irmãs da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo. O Sodalício da Ordem Terceira do Carmo de Campos foi fundado em 13 de Maio de 1752. A igreja passou por diversas reformas no decorrer dos séculos, mas guarda o seu estilo Colonial Barroco, sendo uma joia arquitetônica do munícipio de Campos dos Goytacazes - Estado do Rio de Janeiro.

Ao entrar na igreja o visitante se impressiona com a aparência e o ótimo estado de conservação. As suas paredes brancas remetem à paz e o ambiente silencioso convida a todos para a oração. Tanto é assim, que muitos procuram a igreja do carmo para rezar nas idas e vindas do trabalho, e os irmãos carmelitas e devotos a procuram para as suas orações habituais.

O altar mor é guarnecido com ricos ornamentos e entalhes de madeira. Recentemente passou por uma restauração, trazendo de volta a riqueza e o brilho do estilo barroco. No retábulo, encontra-se a belíssima imagem de Nossa Senhora do Carmo acompanhada de São José e Santa Teresa de Ávila. Há também no presbitério uma linda imagem em tamanho natural de Santo Elias. O templo é ornado com ricos altares de madeira nas laterais. Cada nicho apresenta uma imagem de Jesus nas suas dores da agonia.

A nave da igreja tem teto decorado com ricas pinturas retratando cenas bíblicas que vão desde a criação, o nascimento do Salvador, sua Morte e Ressureição até a coroação da Virgem Santíssima no Ceu. Na entrada os visitante podem ver e tocar as duas conchas gigantes que servem de pia da água benta, e contemplar o belo paravento com os seus vidros coloridos. Ao fundo próximo a grade da comunhão, que separa a nave do presbitério, há um lindo púlpito de madeira, sendo este mais recente, condizendo com a arquitetura da igreja

A Venerávem Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo é governada por um Conselho Diretor, sendo o Rev. Padre Everaldo Bon Robert - o Diretor Espiritual. Temos o Irmão Prior, como manda a regra, ainda dois irmãos conselheiros e duas irmãs conselheiras, um tesoureiro, um procurador, um secretário e dois mestres de formação. O Rev. Padre Everaldo trabalha incansavelmente pela nossa Ordem Terceira, sendo amado e querido por todos.Cuida pessoalmente de cada detalhe das atividades dos irmãos e recebe a todos com o maior carinho.

Nesta igreja conserva-se o Rito e costumes tradicionais, onde é celebrada todos os domingos a Santa Missa no Rito de São Pio V. O irmãos e irmãs se reunem duas vezes ao mês, uma para a reunião geral e outra para a manhã de recolhimento, sempre nos 2º e 3º domingos.




Todo o dia 19 de cada mês é feita a Adoração do Santíssimo Sacramento, e todos os primeiros sábados reza-se o Santo Rosário de Reparação. Neste mesmo dia temos a Santa Missa e a bênção do Santíssimo.






A Ordem Terceira do Carmo se renova a cada ano com o ingresso de novos irmãos e irmãs, muitos deles jovens, o que é uma grande alegria para todo o Sodalício.

obrigado por visitar este blog e rezem pela nossa perserevança.

Mãe Esplendor do Carmelo, rogai por nós !

2 comentários:

Unknown disse...

Salve Maria!Somos responsáveis por divulgar o Carmelo Tradicional Eremítico, residente na solidão das Montanhas em Atibaia-SP. Os Monges e as Monjas vivem a Regra Primitiva sem mitigação, com a Liturgia da Santa Missa e do Breviário Tradicional Carmelitano, em plena comunhão com o Bispo da Diocese de Bragança Paulista e com a Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Ficamos gratos se nos auxiliarem a divulgar que o "Carmelo Tradicional Eremítico" não morreu! Os monges e as monjas disponibilizam seus endereços de contatos, e ficariam felizes com uma visita da Venerável Ordem Terceira do Carmo, para se unirem nesse mesmo carisma.
www.mosteirocarmelita.com.br ou www.carmelotradicional.blogspot.com ou ainda pelos e-mails: frei.tiago@terra.com.br ou mosteiroatibaia@hotmail.com

Unknown disse...

Eu quero saber o horario da missa que tem no Asulo Nossa Senhora do Carmo.


Leia artigos relacionados Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney

Solene Novenário em Honra de N. Sra. do Carmo - Jul 2010